+ de 1.187 videoaulas de crochê!
(IMPRESSÃO REGISTRADA EM 18/06/2019 / IP 54.147.29.160)

Aprenda como fazer Poncho de Crochê Squares

Acessórios em Crochê -

Vamos fazer um poncho? Combinação de cores única e execução super fácil de crochetar!

Poncho de Crochê Squares
Poncho de Crochê Squares

Lenço/Xale de Crochê Inverno
Lenço/Xale de Crochê Inverno

Lenço/Xale de Crochê Inverno

Boina de Crochê Avelã
Boina de Crochê Avelã

Boina de Crochê Avelã

Lenço/Xale de Crochê Fácil
Lenço/Xale de Crochê Fácil

Lenço/Xale de Crochê Fácil

receita passo a passo

Material Utilizado

Nome do Fio: Folia

Marca: Círculo

Cor: 9142

Quantidade: 6 un

Composição: 100% acrílico

Textura: 500

Peso/un: 100g

Metragem/un: 200mt

Numeração Agulha de Crochê: 4,00 mm

Ponto Barra 1x1

Ponto V triplo (3 p.a., 1 corr., 3 p.a.)

Tamanho

Único - Adulto

Dicas

Para diminuir no comprimento e largura, basta fazer os squares menores, com menos carreiras.

Cada square tem 35 cm de largura.

Todas as carreiras são fechadas com 1 pbxmo.

Início

Square

1º passo

Faça 6 corr. e feche em círculo

2º passo

Faça * 3 p.a., 2 corr* repita de * a * por 4 vezes no total e feche.

3º passo

Caminhe com 3 p.bxmos até o próx. espaço de corr. de base e faça o *p. V triplo, 1 corr. de espaço* Repita de * a * em cada espaço de corr. de base e feche.

4º passo

Caminhe com p.bxmos até o próx. espaço de base, faça *p.v. triplo sobre p.v. triplo, 1 corr. de espaço, 3 p.a. no espaço de corr. de base, 1 corr. de

espaço* repita de * a * por 4 vezes no total e feche a carreira.

5º passo

Agora prossiga até completar 13 carreiras no total. Observe que, a cada carreira trabalhada aumenta 1 grupo de 3 p.a. entre os cantos. Feche e arremate. Reserve.

União dos Squares

1º passo

Faça o 2º square até a penúltima carreira normalmente.

2º passo

Ao fazer a última carreira, trabalhe o primeiro e segundo lado do mesmo e já inicie a união no 3º lado. Faça o 3º canto pela metade (3 p.a., 1 corr), prenda no canto do 1º motivo, avesso com avesso, fazendo 1 p.b., 1 corr., retorne ao 2º motivo e finalize o canto com 3 p.a., 1 corr. Agora prossiga prendendo com 1 p.b. e 1 corr. a cada espaço do 1º motivo e completando os espaços do 2º motivo com 3 p.a. e 1 corr. Ao finalizar a união, termine o último lado do 2º motivo, feche e arremate.

3º passo

Una o 3º motivo ao motivo centtral, da mesma forma. Reserve.

4º passo

Agora para a 2ª parte do poncho, una 3 squares da mesma forma que a 1ª parte. Porém no 2º e 3º square da 2ª parte você vai uni-los com o square do centro e com a parte de trás, fechando o poncho.

Acabamento Parte de Cima

1º passo

Trabalhe 3 p.a., 1 corr. para cada espaço de base. Na parte da união dos 3 Vs, no decote, faça o grupo de 3 p.a. assim: 1 p.a. no meio de 1 V, 1 p.a. no meio do V de base, 1 p.a. no meio do outro V. Feche.

2º passo

Agora trabalhe intercalando nos espaços de base * 2 grupos de 3 p.a., 1 grupo de 2 p.a.,* sempre separando cada grupo com 1 corr. de espaço. Repita de * a * para toda a carreira e feche.

3º passo

Nesta carreira trabalhe apenas grupo de 2 p.a., 1 corr. para cada espaço de base e feche.

4º passo

Agora trabalhe intercalando nos espaços de base * 3 grupos de 2 p.a., 1 grupo de 1 p.a.,* sempre separando cada grupo com 1 corr. de espaço. Repita de * a * para toda a carreira e feche.

5º passo

Trabalhe intercalando nos espaços de base * 2 grupos de 2 p.a., 1 grupo de 1 p.a.,* sempre separando cada grupo com 1 corr. de espaço. Repita de * a * para toda a carreira e feche.

6º passo

Trabalhe intercalando nos espaços de base * 1 grupo de 2 p.a., 1 grupo de 1 p.a.,* sempre separando cada grupo com 1 corr. de espaço. Repita de * a * para toda a carreira e feche.

7º passo

Nesta carreira trabalhe apenas 1 p.a., 1 corr. para cada espaço de base e feche.

8º passo

Faça *1 p.a. sobre p.a., 1 p.a. no espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

9º passo

Faça 1 carreira de ponto barra 1x1. Feche e arremate.

Acabamento da Parte de Baixo

1º passo

Contorne toda a abertura da parte de baixo com 3 p.a., 1 corr. de espaço para cada espaço de base, mantendo o canto sobre canto ( 3 p.a., 1 corr., 3 p.a.). Feche e arremate.

2º passo

Corte pedaços de fios de 13 cm cada, separe em grupos de 3 e aplique em cada espaço de base, conforme demonstramos na videoaula.

Resultado da Videoaula

Poncho de Crochê Squares
Poncho de Crochê Squares

Poncho de Crochê Squares
Poncho de Crochê Squares
(IMPRESSÃO REGISTRADA EM 18/06/2019 / IP 54.147.29.160)

Compartilhe
Deixe seu comentário
Comentários (11)
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Eliane, você apenas vai fazer mais curto, com menos carreiras. Aconselho que faça com um fio mais fino como o Família ou outro de sua preferência e com menos correntes. Faça as correntes e meça nela que passe a cabeça e sobre um pouquinho de folga ao fechar em círculo. bjs
11º - 11/07/2018
Eliane Silva
quero fazer um poncho para minha sobrinha de 7 anos, como seria?
10º - 11/07/2018
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Maria, você pode fazer com linha sim, mas neste caso precisará trabalhar algumas carreiras a mais pois a linha é mais fina. Os fios que renderão mais são o Charme, o Bella. São fios mais grossos porém mais maleáveis para vestuário. bjs
9º - 04/07/2017
Maria Cristina Souza da Costa Pécora
Oi! Tudo bem? Seria possível fazer esse poncho com linha de crochê. Desculpe perguntar, mas sou alérgica à lã. Adorei esse poncho e gostaria de tecê-lo. Caso haja alguma linha compatível, peço, pro favor, para indicar. Obrigada. Bjs M Cristina S C Pécora Rio de Janeiro - RJ
8º - 04/07/2017
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Christine, fio lã Seda, fio Alice, fio Mollet...bjs
7º - 08/07/2016
Christine
Olá, qual outro tipo de lãs podemos substituir? De-nos outras opções por favor. Obrigada, Christine
6º - 07/07/2016
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Nanny, Ele mede 60 cm da gola até a ponta sem franjas. bjs
5º - 29/06/2016
Nanny
Qual o comprimento do poncho sem as franjas por favor?
4º - 28/06/2016
Angela Vieira
Boa tarde! Que lindo, vou fazer. Parabéns! Angela Vieira-RJ
3º - 28/06/2016
Valderina Correa da Silva
Eu acertei a brincadeira do face, rsrs um poncho! Muito lindo! Vou fazer um para mim! Bjos!
2º - 28/06/2016
Sueli
Que peça bonita! Poncho bem colorido e diferente. Parabéns! Adorei.....
1º - 28/06/2016