Aprendendo Crochê

curso de croche para iniciantes

O que você procura?

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto

Com 1,53 mt de diâmetro, este tapete exclusivo vai impressionar na decoração da sua sala! - Duração 54 Min.

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Compartilhar

Tapetes e Toalhas em Crochê

Vídeos de Crochê
Tapete de Crochê Petúnia
Tapete de Crochê Petúnia

Tapete de Crochê Petúnia

Caminho de Mesa em Crochê Florido
Caminho de Mesa em Crochê Florido

Caminho de Mesa em Crochê Florido

Toalhinha de Crochê Borboleta
Toalhinha de Crochê Borboleta

Toalhinha de Crochê Borboleta

receita passo a passo

Material Utilizado

Nome do Fio: Barbante Fial 8

Marca: Fial

Cor: crua

Quantidade: 04 un

Composição: 85% algodão e 15% outras fibras

Textura: 1205

Peso/un: não informado

Metragem/un: 461 mt

Numeração Agulha de Crochê: 4,5 mm

Numeração da Agulha de Tapeçaria: 10

Pontos Empregados

Corrente (corr.)

Ponto Baixíssimo (p.bxmo)

Ponto Baixo (p.b.)

Ponto Alto (p.a.)

Ponto Picô

Ponto V Simples ( 1 p.a., 2 corr., 1 p.a.)

Ponto V Duplo ( 2 p.a., 2 corr., 2 p.a.)

Medida

1,53 mts de diâmetro

Dicas

Todas as carreiras são fechadas com 1 pbxmo.

Suba 3 corr. para iniciar a carreira com p.a.

Instruções para o aumento até 2 mts, após a 30ª carreira da receita escrita.

Início

1º passo

Faça 13 corr. e feche em círculo.

1ª carreira

Faça 24 p.a. dentro do círculo e feche.

2ª carreira

Trabalhe *1 p.a., 3 corr., pule 1 p. de base* repita de * a * para toda a carreira e feche.

3ª carreira

*Faça p.a. sobre p.a., 3 p.a. no espaço de corr. da base* repita de * a * para toda a carreira e feche.

4ª carreira

Trabalhe *1 p.a., 5 corr., pule 2 p. de base* repita de * a * para toda a carreira e feche.

5ª carreira

*Faça p.a. sobre p.a., 5 p.a. no espaço de corr. da base* repita de * a * para toda a carreira e feche.

6ª carreira

Agora nesta carreira trabalhe assim * 1 p.a. sobre p.a., 1 corr. de espaço, pule 2 p. de base, faça 1 p.v. simples no p. seguinte, 1 corr. de espaço, pule 2 p. de base* repita de * a * para toda a carreira e feche.

7ª carreira

Caminhe com 3 pbxmos até meio do p.v. de base, *faça 1 p.v. duplo sobre p.v. simples, 2 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

8ª carreira

Agora *trabalhe p.v. duplo sobre p.v. duplo, 3 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

9ª carreira

*Trabalhe p.v. duplo sobre p.v. duplo, 4 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

10ª carreira

*Faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

11ª carreira

*Faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 6 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

12ª carreira

Caminhe com 2 pbxmos até o meio do p.v. de base, *faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 3 corr., 2 p.a. no espaço de corr. de base, 3 corr.* repita de * a * para toda a carreira e feche.

13ª carreira

Caminhe com 2 pbxmos até o meio do p.v. de base, *faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 2 corr., 4 p.a. (sendo 1 no espaço, 2 sobre os 2 p.a., 1 no espaço) 2 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

14ª carreira

Caminhe com 2 pbxmos até o meio do p.v. de base, *faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 1 corr. de espaço, 2 p.a. no espaço, 1 corr. de espaço, 2 p.a. nos 2 p. centrais do grupo de 4 p. da base, 1 corr. de espaço, 2 p.a. no espaço seguinte, 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

15ª carreira

Caminhe com 2 pbxmos até o meio do p.v. de base, *faça p.v. duplo sobre p.v. duplo, 1 corr. de espaço, 4 p.a. (sendo 2 no espaço, 2 sobre os 2 p.a de base, 2 no espaço), 1 corr. de espaço., pule os 2 p.a. do meio,

faça 4 p.a. (sendo 2 no espaço, 2 sobre os 2 p.a de base, 2 no espaço), 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

16ª carreira

Agora nos 2 primeiros p.a. do p. V de base, trabalhe * 1 p.a. sobre p.a., 1 p.a. entre os os p.a. de base, 1 p.a. sobre p.a., 1 corr. de espaço, 1 p.a. no meio do p. do mesmo p. V de base ainda, 1 corr. de espaço.

Para os outros 2 p.a. do mesmo p. V ainda faça 1 p.a. sobre p.a., 1 p.a. entre os os p.a. de base, 1 p.a. sobre p.a., 1 corr. de espaço, 2 p.a. nos 2 p. centrais do primeiro grupo de 4 p. da base, 1 corr. de espaço, 1 p.a. no espaço, 1 corr. de espaço, 2 p.a. nos 2 p. centrais do segundo grupo de 4 p. da base, 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

17ª carreira

Nesta carreira trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 1 corr. de espaço, 1 p.a. no 1º espaço, 1 p.a. no 2º espaço, 1 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 1 corr. de espaço, pule 2 p. de base, faça 3 p.a.(sendo 1 no espaço, 1 no p.a., 1 no espaço), 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

18ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 1 corr. de espaço, 3 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 1 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 2 corr. de espaço, 1 p.a. no p. central de base (aquele do grupo de 3 p.a.), 2 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

19ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 4 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

20ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 5 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

21ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 6 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

22ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 7 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

23ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 8 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 5 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

24ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 9 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 4 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

25ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 10 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 4 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

26ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 11 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 3 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

27ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 12 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 3 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

28ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 13 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 2 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

29ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 14 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base), 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

Diminuições da Pétala

30ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 1 corr. de espaço, 13 p.a. (sendo 1 em cada espaço de base, porém não trabalhe no espaço após os 3 p.a. e nem no espaço que antecede o 2º grupo de 3 p.a.), 1 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 1 corr. de espaço, 1 p.a, 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

Observação Importante!

Agora você vai trabalhar até a 42ª carreira, até chegar a 13 p.a. na parte do intervalo entre as pétalas (sempre separados por 1 corr. de espaço) e 1 p.a na parte da pétala.

Dica!

Se quiser o seu tapete maior, é nesta parte que você vai alterar. Basta começar a diminuir a parte do intervalo entre as pétalas, sem trabalhar no 1º e no último espaço desta parte.

Até chegar a 1 p. e ao mesmo tempo aumentando na parte da pétala até chegar a 13 p. Lembrando que esta alteração é feita depois que você já tiver trabalhado até a 42ª carreira. Isto vai fazer com que seu tapete aumente aprox. 80 cm no diâmetro em relação a medida original.

Se você fizer este aumento, será necessário acrescentar 1 cone de barbante nos materiais citados.

Se não quiser fazer o aumento, apenas continue da 42ª carreira, direto para o acabamento.

Acabamento

43ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 2 corr. de espaço, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 1 corr. de espaço, 14 p.a. no intervalo (sempre separados por 1 corr. de espaço) 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

44ª carreira

Trabalhe * 3 p.a. sobre os 3 p. da base, 3 p.a. sobre os 3 p. de base, 1 corr. de espaço, 15 p.a. no intervalo (sempre separados por 1 corr. de espaço) 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche.

45ª carreira

Caminhe com 3 pbxmos até o meio dos 2 grupos de 3 p.a. da base, faça ali 1 p.b., 1 corr.. *Em seguida, trabalhe 1 p.a., 1 picô para cada espaço do intervalo, sendo que o último p.a. não terá o picô, faça diretamente 1 corr. de espaço, 1 p.b. entre os 2 grupos de 3 p.a. da base, 1 corr. de espaço* repita de * a * para toda a carreira e feche. Arremate.

Resultado da Videoaula

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto

Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Max Tapete Redondo Crochê Sala ou Quarto
Compartilhe
Deixe seu comentário
Comentários (34)
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Oi Gisele, se você fizer com barbante 6 não precisa alterar tanto a receita. Talvez apenas trabalhar menos carreiras de p.v. no início. Se for trabalhar com 8 mesmo então pode fazer as pétalas menores, aumentando menos (menos carreiras) e automaticamente diminuindo menos também. bjs
34º - 31/08/2017
Gisele
Oi equipe! Gostaria de fazer este tapete com 1,00 m de diâmetro.Como faço para diminuir? Desde já obrigada!Um abraço.
33º - 31/08/2017
Ana Paula
eu fiz e o meu ficou igual e lindo. Foi minha primeira peça em croche. eu mal sabia pegar na agulha, rsrs. Obrigado se tivesse como mandaria foto pra vcs verem como ficou o meu.
32º - 22/06/2017
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Sonia, apenas informamos a marca, mas o importante a observar é a numeração do barbante, a marca pode ser qualquer uma. bjs
31º - 06/03/2017
Sonia Albuquerque
Boa tarde. Só posso fazer com o barbante Fial? Tenho o Amazonia, serve?
30º - 06/03/2017
Alice Aparecida Rodrigues de Freitas Batista
oi boa tarde fiz com o barbante errado foi isso entao foi com o 6 desculpa agora que vi no lote dos barbantes obg
29º - 30/08/2016
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Alice, Feito no barbante 8 e agulha 4,5 mm ele dá 1,53mt. Pode até dar diferença de 5, 10 cm, mas não de 1mt. Você utilizou exatamente os materiais indicados na receita?
28º - 29/08/2016
Alice Aparecida Rodrigues de Freitas Batista
boa tarde achei lindo e fiz mas nao sei o que acaonteceu segui a receita e assisti o video pois tenho problema com meus pontos serem apertados fiz pensando que dava 1 m o meu so deu 50 cm pq ja mudei de agulha e meus pontos ficam assim me ajude pf fiquei triste eu toda feliz em fazer qd fiz so deu isso obg pela atençao
27º - 27/08/2016
Cláudia
Alguém que fez o aumento tem foto? Obrigada!
26º - 03/03/2016
Maria Aparecida Vieira Lopes
ola! gostei muito do tapete arisquei fazer com o fio dez,ficou maravilhoso, como o fio foi uma espessura mais grossa tenho que comprar outro novelo, ja estou no final so faltam tres carreiras, quando acabar posto a foto...Ha vou tentar fazer com o fio seis para por na minha mesa que são de oito cadeiras creio que vai ficar lindo.
25º - 06/02/2016
Marini
Simplesmente adorei👏👏👏👏
24º - 24/11/2015
Daniele
Obrigada!! Consegui fazer inclusive já entreguei para a cliente, ah e fiz com linha 6 deu certinho ficou perfeito!! Já estou iniciando outro... Amei fazer esse tapete muitíssimo obrigada pelas explicações!
23º - 24/10/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Daniele, pra aumentar este tapete, veja que, após a 30ª carreira, tem uma Observação Importante, a qual pede para que você trabalhe até a 42ª carreira. E que, se você quiser o tapete maior, então após esta 42ª carreira, é que você vai aumentar. A forma de aumentar esta descrita logo após esta Observação Importante, explicando como fazer este aumento, onde tem o subtítulo Dica. Se ainda ficar com dúvidas, continue nos escrevendo que lhe auxiliamos. bjs
22º - 23/10/2015
Daniele
Oi bom dia! Estou na parte da diminuição das pétalas onde elas ficam com três pontos altos, e no espaços com 11 pontos altos. Gostaria de fazer maior mas não entendi oque devo fazer no lugar da petala.. Quando ela termina oq eu faço no lugar dela? Obrigada
21º - 22/10/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Daniele, nos diga exatamente em qual passo da receita você está?
20º - 19/10/2015
Daniele
Olá!!por favor me explique a parte do aumento,eu entendi q é pra diminuir os espaços entre as pétalas, mas como devo aumentar as petalas? Não entendi oq eu devo fazer, o desenho vai ficar como? Devo continuar com os três pontos altos como devo fazer no meio da petala? Por favor me ajude....
19º - 18/10/2015
Jozeane Pereira Paz
Me apaixonei por este mega tapete, em breve com certeza irei faze-lo.
18º - 15/10/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Nara, Não testamos com barbante 6, por isto não temos como garantir o resultado perfeito com materiais diferentes da videoaula. Aconselhamos que utilize a mesma numeração de barbante e agulha indicados na receita. bjs
17º - 31/08/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá Dilma, Se você está usando exatamente os materiais indicados na receita, pode seguir até o final que vai dar certo. bjs
16º - 31/08/2015
Nara Kramer Pereira
Estou usando barbante 6 e agulha 4 mm, e está ficando com babados, na parte de diminuir as pétalas. Como corrijo? Desde já, agradeço.
15º - 30/08/2015
Dilma Amorim
OLA TUDO BEM? estou fazendo esse tapete mas na segunda parte aonde começa a diminuição ele esta embabadando por que será ?uma amiga me falou para diminuir o número da agulha.aguardo resposta obrigado.
14º - 29/08/2015
Maria Lúcia
Adorei executar o tapete. Lindo e muito fácil. Muito bem explicado. Parabéns!
13º - 20/08/2015
Quitéria Raimundo
obrigada por explicar tudo sobre o tapete. Lindo e muito facil.
12º - 19/08/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá, Pode usar qualquer marca de barbante, desde que seja a mesma numeração. bjs
11º - 17/08/2015
Maria Aparecida Vieira Lopes
oi amiga poso estar usando outra marca de barbante
10º - 15/08/2015
Edna Trullz
Maravilhoso este Max Tapete Equipe! Parabéns, adorei!!bjs.
9º - 06/08/2015
Equipe Aprendendo Crochê
Equipe Aprendendo Crochê
Olá, Não temos como garantir um resultado igual, pois não testamos no barbante 4. O que podemos adiantar é que, ele vai ficar bem menor, mas quanto a ficar bem redondinho e perfeito como na numeração 8, só testando pra saber. Poder você pode fazer, mas talvez tenha que adaptar alguma coisa nele ao longo do trabalho. bjs
8º - 05/08/2015
Andrea Garcia
Bom dia professora, eu posso user o bar ante de número 4.? Nap Moro no Brazil entao so Tenno cones de número 4 que troupe do Brasil da ultima fez que estivation la. Obrigada
7º - 05/08/2015
Tania
Adorei. Otima idéia Parabéns.
6º - 04/08/2015
Elisiane
Lindo... Vou fazer o meu.
5º - 04/08/2015
Evanice Araújo
Parabéns... Lindo tapete!!!
4º - 04/08/2015
Leila Rilma Dos Reis Silva
Divino, parabéns!!
3º - 04/08/2015
Maria Carmem S. Marchiori
Equipe do Aprendendo Crochê, Parabéns pelos os 9 anos. Que presente maravilhoso este tapete!!! Vou fazer!!!!
2º - 04/08/2015
Simone
Achei lindo,maravilhoso mesmo!!Já comecei a fazer o meu,Parabéns !!
1º - 04/08/2015
Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa Fanpage
Sorteio mensal
Sorteio Mensal
Siga nosso instagram
Siga nosso instagram
Topo